terça-feira, 19 de maio de 2009

Omã - Sultan Qaboos Grand Mosque

Esta magnífica construção começou a ser construída em 1995, sendo inaugurada em maio de 2001. São 416 mil metros quadrados de paisagismo, sendo que a área do complexo da Mesquita, abrange 40 mil metros quadrados, e é construída sobre um pódio, conforme as tradições de Omã. A mesquita pode acomodar até 20 mil fiéis e consiste de um salão principal para oração, sala de orações para senhoras, uma sala de reuniões e uma biblioteca com aproximadamente 2o.ooo livros.
Todo o interior da Grande Mesquita é coberta com painéis de mármore branco e cinza e azulejos trabalhados. Cerâmica com padrões florais enfeitam o arco emoldurado com painéis fixados no mármore formando nichos cegos em uma grande variedade de clássico persa, predominantemente Safavid (desenhos). Os tetos são inspirados por aqueles das fortalezas de Omã. O mihrab no salão principal de oração é emoldurado por uma fronteira de versos Quranic e uma cerâmica dourada. A cúpula compreende uma série de ornados, com vitrais triangulares dentro de um quadro de colunas em mármore, e um lustre com cristais Swarovski e ouro para baixo para um comprimento de 14 metros. Uma das atrações principais do salão principal de oração é o maior tapete persa do mundo fabricado à mão de 1.700 milhões de nós, pesando 21 toneladas, e feita em uma peça única, medindo 70 x 60 metros. Sua confecção demorou 4 anos completos e 600 mulheres tecelãs da província de Khurasan no Irã foram envolvidas tecendo o tapete dentro da Mosque ao redor dos pilares.
A Grande Mesquita inspirou a fundação de um instituto dedicado ao estudos islâmicos contemporâneo avançado com instalações educacionais e de alojamento.
(Por Yara Ávila - Correspondente Internacional)

Nenhum comentário: