segunda-feira, 4 de maio de 2009

Omã - Al Jebel al Akhdar

A espinha dorsal de Omã
A montanha Al Jebel al Akhdar (Montanha verde) é caracterizada por picos, canyons (o segundo maior do mundo), terraços, pomares e jardins e é alimentada por nascentes de água doce.
A área tem uma vista espectacular, e com area de camping tranquila. As montanhas aqui são os pontos mais altos em Omã, 10.000 pés acima do nível do mar, com acesso de carro a uma altura de 7.000 metros.
A temperatura aqui pode chegar a -5° C no inverno e permanecem abaixo de 30° C durante a maior parte do verão e, devido à precipitação relativamente elevada em comparação com o resto de Omã, a paisagem mais acima na encosta da montanha é exuberante e verde. No ano de 2008 chegou a nevar.
Há arbustos e árvores, frutas e nozes que ostentam a maior parte da cultura que é feita ao longo das encostas das montanhas, que estão salpicadas com nascentes naturais. Damascos, pêssegos, figos, pêras, ameixas, nozes, amêndoas, romãs deliciosas e uvas.
Al Jebel al Akhdar também tem centenas de wadis, que são desfiladeiros rochosos que enchem com água das chuvas, embora muitos tenham água corrente durante todo o ano. As profundas, claras e frescas piscinas estão circundadas por palmeiras, gramíneas e arbustos - oásis no meio de um deslumbrante cenário dramático de deserto.Em Março e Abril, as rosas que são produzidas nessa área enchem o ar com um doce aroma - e aldeões locais cristalizam a rosa na água.
(Enviado por E-mail: Yara Ávila - Correspondente Internacional)

Nenhum comentário: