quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nanotecnologia na luta contra o câncer

Pesquisadores do MIT eliminaram tumores de ovário em um rato utilizando nano partículas que distribuíram genes responsáveis por matar as células cancerígenas.
A descoberta, de acordo com o MIT, pode levar a um novo tratamento de câncer de ovário. Considerado uma das formas mais mortais de câncer, ele causa certa de 15 mil mortes, todos os anos, somente nos EUA.
Daniel Anderson, pesquisador do David H. Koch Institute for Integrative Cancer Research no MIT, fez uma declaração dizendo que os testes clínicos com humanos devem começar dentro um ano aproximadamente. “Eu estou muito feliz que nossa pesquisa pode potencialmente contribuir para o tratamento do câncer de ovários” disse Robert Langer, professor do Instituto em uma declaração.
Grupos de pesquisa de várias universidades tem trabalho em diversas frente com a utilização de nanotecnologia para projetar sistemas em nível molecular que irão tentar destruir células cancerígenas. A técnica utilizada consiste em introduzir e aquecer nano partículas de ouro – desenvolvidas pelo MIT em maio – sem obter um efeito colateral considerável nas células ao redor. Os ratos que receberam este tratamento tiveram o câncer extinguido dentro de 15 dias. O câncer não voltou a aparecer dentro da duração de 3 meses em que o estudo foi realizado.
Esta boa notícia apareceu apenas meses após o MIT anunciar que um grupo de cientistas desenvolveu uma nanotecnologia capaz de ser colocada dentro de células vivas para determinar se a quimioterapia estava tratando o câncer ou se estava atacando células saudáveis.Eles utilizaram nano tubos de carbono envoltos em DNA para que as células pudessem ser injetadas de forma segura no tecido.
Os pesquisadores reportaram que as nano partículas são construídas através de uma combinação de polímeros biodegradáveis carregados positivamente e DNA.
Os cientistas ainda acreditam que será possível tratar o câncer de próstata e infecções virais com nano partículas. De acordo com o MIT eles também planejam estudar se este método pode ser utilizado para tratar câncer no cérebro, pulmão e fígado.
Espero realmente que a cura para o câncer seja encontrada e desenvolvida a custos viáveis num futuro próximo. Seria um sonho se tornando realidade para muitas famílias.
Fonte: ADMIT - Comportamento e Tecnologia

Nenhum comentário: